Valmarino Churchill, Cabernet Franc, Pinto Bandeira, safra 2013
Atualizado: 14 de Fev de 2019
A Cabernet Franc é uma uva que vem sendo resgatada no Rio Grande do Sul, não só na região do Vale dos Vinhedos, mas também em Pinto Bandeira e na Campanha Gaúcha, pois tem florescimento e amadurecimento mais cedo do que outras castas como a Cabernet Sauvignon, se adaptando melhor às condições de umidade e chuvas próxima a colheita na Serra Gaúcha.
O Cabernet Franc Churchill tem produção limitada, sendo elaborados apenas 2917 garrafas, envelhecimento por 18 meses em barricas novas. É resultado da parceria entre a Valmarino e o californiano Nathan Churchill, que é representante no Brasil da Tonelaria francesa Taransaud, que tem uma subsidiária nos EUA, a Canton. Nathan fornece as barricas americanas para estágio do vinho.

O rótulo lembra o do Romanée-Conti, mas ficamos por aí. O vinho é um típico vinho da velha escola americana, potente, concentrado e amadeirado. É um brazuca naturalizado americano!
A coloração é vermelho rubi profundo e brilhante com lágrimas intensas, finas e rápidas.
Nariz com aromas de média intensidade destacam a sobreposição dos aromas provenientes da barrica sobre a fruta que fica num segundo plano, exalam especiarias doces, baunilha, coco queimado, canela, notas tostadas, ao fundo aparecem as frutas negras em compotas, geléia de ameixas pretas e mirtilos.
Em boca é intenso e com a madeira não integrada, acidez média, tanino médio+, álcool integrado, encorpado, redondo, sabores remetem as notas de carvalho, leve mentol, é um vinho fácil de beber, fácil de agradar ao paladar brasileiro, mas falta uma fruta e uma acidez mais vibrante, encerra com final mediano.
É um bom vinho para o estilo, porém é um vinho que não está totalmente pronto, é um vinho para guardar e cuidar sua evolução, provar daqui uns 2-3 anos e verificar se toda essa madeira conseguiu se integrou ao conjunto!
Nota: 86MM+